quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Underpainting (grisalha) e Overpainting (veladuras e glazes)

Uma das maiores dificuldades da pintura de figura humana é resolver o problema da coexistência de matéria e intensidade de cores. O uso do sistema indireto underpainting, como camada de base, representa uma boa saída porque, ao mesmo tempo em que gera densidade pelo uso de pigmentos opacos, serve também para temperar a sobreposição das cores translúcidas e transparentes do overpainting. Dessa forma, têm-se solidez, luz e intensidade.





Embora Anthony Van Dyck não usasse o sistema de grisalha em seu trabalhos (o que percebi, pela análise de algumas de suas pinturas, é que usava apenas impasto com pigmento branco como underpainting com sobreposição de pintura direta colorida, no sistema molhado sobre seco), neste estudo, resolvi adotá-lo para compreender melhor a interação de camadas.

4 comentários:

  1. Mestre Takiguthi, ja li em alguns lugares que no underpainting os valores devem ser mais claros que no original pq as camadas posteriores tendem a somar valores e escurecer a pintura... eh assim mesmo que funciona? nao eh possivel clarear as cores com velaturas? gde abraço...

    ResponderExcluir
  2. Este argumento de que o valor do underpainting dever ser mais claro que as camadas seguintes do overpainting está correto, por três motivos: a luz deve atravessar a camada transparente ou translúcida de cor do overpainting, atingir o tom claro do underpainting para o efeito visual acontecer pela reflexão; segundo, a tendência de qualquer camada do óleo é escurecer, logo, ao colocar o tom definitivo da primeira camada mais a camada da sobreposição, a tendência é perder o efeito das interações de camada; terceiro, não dá para levantar o valor (clarear) com camada muito transparente. Ao tornar opaca a camada posterior o sistema de veladura fica conceitualmente sem sentido.

    ResponderExcluir
  3. perfeita sua explanaçao, era o que eu imaginava mesmo!!! isso significa entao que a unica forma de clarear uma cor atravez de sobreposiçao eh mesmo com uma sobreposiçao totalmente OPACA? sobreposiçao com a camada de baixo seca eu me refiro...

    ResponderExcluir
  4. Mestre Takiguchi,qual é tinta do impasto branco do underpainting? é óleo mesmo?
    Obrigado.
    Muito obrigado também pelo conhecimento de grande qualidade, compartilhado aqui.
    Abraço.

    ResponderExcluir