terça-feira, 12 de novembro de 2013

Treino de gestual de novembro

Toda primeira aula do mês é destinada ao exercício de gestual, que tem por objetivo capturar a ação da figura, por meio de linhas, sem que desemboque no contorno das formas (figura com ação).
Para variar um pouco, resolvi usar como modelo o boneco "Uruk-hai", brinquedo da minha coleção, para treinar poses a partir de uma referência tridimensional. A ideia foi desenhar várias poses rápidas, em torno de 15 minutos, mas tentando se manter no essencial. 
 


Parada técnica e discussão conceitual sobre o sistema gestual
 
 Demonstração prática do método
 





 

 
 
Parada técnica e discussão conceitual sobre o sistema gestual
 
Um das partes mais gratificantes no nível que atingimos no ateliê é a grande capacidade de verbalizar e compreender os conceitos cada vez mais complexos que ajudam a organizar, sistematizar e pensar o processo. O corpo de conhecimento, desta forma, ganha gradativamente mais consistência e coerência.
 

 

Explicação de como organizar mentalmente o modelo tridimensional como shapes, visualizando mentalmente a origem do movimento, associado à direção.

 Demonstração prática do método serve para exemplificar, tornar visível o ordenamento da prática e dar referência de ação.
 
 
 
 
 


Com a parada técnica, podemos discutir as implicações e desdobramentos que a concepção do gestual pode gerar na nossa relação com o mundo visível e a postura necessária para ter acesso ao trabalho por sensação.
 
 
 





















Nenhum comentário:

Postar um comentário