segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Grupo Realista de Estudos - "Caravaggio": Seminário, Análise Técnica e Demonstração ao vivo

Antecipando a visita que faremos à exposição de Caravaggio no Masp, abordamos como tema do grupo de estudos sua vida, principais obras e características de sua construção técnica.


 Apresentação sobre biografia de Caravaggio a partir do livro de Roberto Longhi



 Hora do lanchinho...












 Preparativos para a demonstração ao vivo


 Análise de casos com Daniel Adami, Fernando Issamo, Hideo e Danilo Cardoso

 Explicação e análise sobre a diferença entre underpainting linear acadêmico e pictórico de Caravaggio


 Explicação sobre o sistema de overpainting (veladura)


 Discussão sobre o sistema de underpainting utilizado por Caravaggio





 Discussão sobre o sistema de underpainting utilizado por Caravaggio


Estruturação por meio da grisalha










 Demonstração sobre overpainting: glaze e veladura






Pausas para perguntas teóricas e técnicas

Um comentário:

  1. Maurício, ainda que tardiamente, não posso deixar de comentar sobre essa postagem. É que eu fui (quase não deu tempo!) ver o gênio italiano no Masp. Mesmo não tendo os conhecimentos teóricos e práticos que você tem sobre desenho e pintura é impossível não se deslumbrar com uma obra tão grandiosa. Só Deus sabe o quanto eu gostaria de ter participado dessas aulas aí com você e essa simpática galera. Mas estou me preparando para aparecer por aí "next year". Eu não morro antes disso!

    ResponderExcluir