domingo, 11 de agosto de 2013

Grupo Realista de Estudos: "Seminário e Palestra Sobre as Obras de Lucian Freud" - 1a. parte

A proposta do seminário sobre Lucian Freud foi dividida em duas partes. A primeira consistiu numa breve apresentação biográfica e do levantamento de trechos de sua entrevista, no livro Freud at Work, que dessem algum indício sobre sua visão de mundo. Na segunda, assistimos ao vídeo em que Freud faz depoimentos muito sucintos, mas que ajudam a recriar sutilmente tanto a atmosfera do seu ateliê como visualizar sua postura artística. Por fim, foi feita a análise da trajetória evolutiva de sua técnica, das várias transformações ocorridas ao longo de décadas com o intuito de remontar a lógica de seu pensamento em termos de concepção visual.

Neste sentido, o propósito essencial foi estabelecer um método de investigação que detectasse as questões técnicas que explicassem conceitualmente a mudança elaborada na estrutura de sua construção pictórica. Metodologicamente, foi possível evidenciar os problemas concretos de expressão que tentava resolver, pela extração dos elementos constitutivos e intrínsecos de sua obra. Paralelamente, o pré-requisito para levara adiante esse exercício, foi manter o rigor para evitar as “presunções” baseadas nas deduções típicas da visão de senso comum.

 

Introdução à obra de Lucian Freud pela apresentação sintética de sua biografia
 






Diferentementem da abordagem usual, na qual a biografia assume grande peso por explicar as escolhas artísticas, o víés do enfoque foi usar este tipo de dados para ilustrar a obra de Freud e não o contrário. 
 





Apresentação dos trechos da entrevista do livro Freud at work teve por objetivo levantar indícios sobre sua concepção artística e de mundo. Da mesma forma, o contexto intelectual e ideológico serviu apenas de parâmetro para podermos perceber com mais clareza os elementos técnicos e visuais imanentes à obra. 
 
  Hora do lanchinho...
 




  Retomada da discussão com a apresentação do vídeo
 
"God of Small Things", vídeo legendado sobre o pensamento de Lucian Freud

Nenhum comentário:

Postar um comentário