quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Desenho de feriado

Aproveitei o feriado para criar paciência e coragem para encarar o desafio de resolver o problema do enquadramento e proporção dessa referência de jornal guardada há muitos anos. Fiz o gestual em grafite na base para definir a relação entre as partes em termos de dimensão e demarcar as principais massas por baixo. Posteriormente, sobrepus hachuras com caneta preta.
 

Desenho com caneta preta, 2012

3 comentários:

  1. Maurício, algumas perguntinhas: quanto tempo mais ou menos você levou para realizar essa pequena obra-prima? É baseado em foto ou outro desenho? Aproveito para dizer que eu tenho um certo fascínio por desenhos a grafite ou caneta (preto e branco ou sépia). Até mais do que por desenhos muito coloridos. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Como disse, foi uma foto que vi num jornal velho e gostei muito da força da imagem. Usei-a muito mais como estudo para treinar proporção do desenho numa hora que tivesse mais paciência. Queria fazer num primeiro momento em grafite, mas como o papel era muito poroso, a hachura no lápis não dava muito "encaixe". Pedi para a minha filha emprestar uma caneta preta no improviso. E este foi o resultado. Fiz em dois dias mas fazendo várias paradas. Se for somar as horas, bem por cima, talvez tenha dado umas 3 horas. Abs.

    ResponderExcluir
  3. Ok, obrigado pela resposta. É como costuma dizer um professor de um curso básico (mas muito bom) de desenho que eu fiz aí em Sampa em 2004: não é difícil, é trabalhoso! Abraço.

    ResponderExcluir