sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Sessões de Retrato 2009

Neste ano, decidimos promover no ateliê, a cada dois meses, sessões de retrato ao vivo com o intuito de por em prática o conhecimento técnico-conceitual adquirido (mapeamento da imagem, estratégias de abordagem, aplicação de critérios de seleção e ordenamento) durante o curso para os alunos do cavalete.
A experiência é muito rica porque difere muito do uso de foto como referência, na qual certos problemas encontram-se parcialmente resolvidos: a imagem impressa numa superfície bidimensional facilita a tradução, além, lógico, de o modelo não sofrer quaisquer distorções, tanto porque não se move como também por não haver variação da fonte de luz ou da luz refletida pelo ambiente. Mas talvez o aspecto mais significativo seja a exigência de outro tipo de postura: o de ser mais assertivo para administrar o caos e, concomitantemente, flexível para lidar com a relatividade do imponderável.
Aproveitei a oportunidade para treinar.
O curioso deste desenho (pastel preto, branco e cinza sobre papel cartão) é que consegui terminá-lo em 25 minutos aproximadamente, no final da aula. Não tinha a menor pretensão de finalizá-lo pelo pouco tempo disponível . Resolvi apenas montar a estrutura do desenho pelo sistema de fora para dentro (todo para as partes), sem fazer revisão, guiando-me mais pelo movimento das massas e dos planos dentro do todo.

Pastel preto, branco e cinzas sobre papel cartão (abril)

Lápis carvão preto e branco sobre papel Murillo (junho)

3 comentários:

  1. Rubens Takiguti Ribeiro13 de novembro de 2009 às 19:56

    Olá Mauricio. Aqui é o Rubens, seu primo. Eu estava navegando na Web, achei seu site e blog, e gostei bastante. Deixo, então, meus parabéns. Eu não evoluí muito meu lado artístico, mas ainda faço uns rabiscos para relaxar. Um abraço para você e a família.

    ResponderExcluir
  2. Oi Rubens, quanto tempo! Obrigado pela "visita". Não sabia que gostava de desenhar. O dia que quiser dar um pulo no ateliê para fazer uma visita, fique à vontade, ok?
    Abraços à sua família também.

    ResponderExcluir
  3. Olá!! Devo admitir q sou um fã do seu trabalho e os pelo professor e pintor francisco nunes, o qual sou aluno a 2 anos. É perfeita a sua linha de trabalho, e o realismo q vc consegue é incrivel, fico muito empolgado qdo os vejo!!
    Parabéns pelos belos trabalhos.
    Abraço.

    ResponderExcluir