sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Demonstração do sistema pictórico em pastel



O propósito do vídeo é demonstrar a prática pictórica que visa registrar a essência visual do objeto por meio do movimento e da luz.
Serve de alternativa ao sistema linear acadêmico, muito em voga atualmente, caracterizado por um viés racional, baseado no contorno externo da forma tridimensional e na medição das proporções e ângulos.
Do ponto de vista conceitual, o olhar voltado para o movimento significa registrar as qualidades intangíveis, informes, elusivas, transitórias do objeto, atentando para sua contrapartida visual.
Do ponto de vista técnico, o parâmetro é negar as linhas ou massas que definam o contorno da forma tridimensional do objeto sólido.
Do ponto de vista postural, buscar o gesto, o movimento, a luz, significa ter a disciplina de abdicar da busca do resultado (fim) para focar o processo (meio). A prática gestual para além do treino estritamente técnico exige mente aberta e flexível, um tipo de construção mais intuitivo, sensorial, que alia liberdade à precisão.
Na prática pictórica, o resultado deve ser encarado como produto natural do processo, ou seja, as formas e proporções acontecem por configuração a partir do cruzamento de asserções sobrepostas, o que exige comprometimento com as incertezas do processo. E é, nesse contexto, que o movimento passa, de fato, a ser um campo extraordinário para a exploração sensível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário