terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Aplicação do conceito de Wolfflin de movimento independente das massas


Resolvi fazer um estudo no grafite sobre como poderia ordenar o movimento das grandes massas para aplicar no óleo por analogia.



Colocação das grandes massas orientada pelo fluxo de luz (incidência e distribuição de luz) e alternância com a estrutura do desenho pelo gestual.



Marcação preliminar de valores e planos pelo contraponto



Ordenamento maior de valor, do movimento das massas ("shape") e sobreposição de planos menores tendo em mente a manipulação da leitura.



A partir do mapeamento feito no grafite resolvi aplicá-lo neste estudo em pastel preto, branco e cinzas com o intuito de fazer os ajustes necessários.



Refinamento das relações tonais entre as partes baseada no movimento. A parte intrigante neste tipo de concepção pictórica, constatada por Wolfflin, é que a luz emancipa-se e separa-se do objeto, ganhando vida própria.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Estudo para "Letárgico II"

Esboço preliminar no grafite
 
Estudo em pastel preto, branco e cinzas
 
 
Detalhe

Enquanto me preparava para tirar foto deste estudo no meu ateliê, algo inusitado aconteceu: uma luz bem interessante incidiu sobre o cavalete e aproveitei para registra-la. Talvez a use no quadro, pois a direção da luz vinda da claraboia e do estudo é a mesma.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Gestuais com caneta

Um das variações possíveis no exercício do gestual é o uso da caneta. Por marcar definitivamente o papel, pode ser usada num estágio mais avançado com o intuito de forçar o caráter simultaneamente sucinto, leve e solto da linha. A limpeza no desenho exige o controle maior do peso sobre a mão, explorar menos os espaços e ser mais incisivo nas asserções.
 
 
 
 
 
 




 


terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Último desenho de 2012...

Neste estudo, dei maior ênfase ao ordenamento das massas abrangentes, que ultrapassam a forma, por meio dos agrupamentos e dos contrapontos de valor. Isso certamente aumenta o fluxo da leitura.
 

"Obaa-sama V", pastel preto, branco e cinzas.


Seguir por Email