Estudo de enquadramento e do fundo para o quadro
Estudo de luz para um dos personagens da obra "Errante". Neste estágio, resolvi parar por conter as principais anotações de luz.
O desenho interrompido no estágio anterior estava
encostado na parede e prestou-se bem à função de orientar a manipulação da luz
da mesma figura no óleo. Contudo, a partir de uma discussão do Grupo
de Estudos acerca da concepção de Rodin, resolvi ir um pouco além. Comecei a refletir sobre a
qualidade do artista de ser um observador da realidade em busca da
verdade. Segundo o mestre, a interpretação não estaria a serviço do
embelezamento do modelo, mas da tentativa de extrair os estados de
espírito, as "verdades interiores que jazem sob suas
aparências." Tendo isso em mente, manipulei as formas
por sensação, negando a deformação gratuita. Ser o mais seletivo, direto e
simples possível na colocação das asserções mais significativas foi a
matriz da ação.
Antes
Depois
Gosto muito dessas expressões captadas, deixam ainda mais próximos do real, conforme tracejados e movimentos que realiza nestes estudos. Parabéns mais uma vez, abraço.
ResponderExcluirValeu, Ederson. Abs!
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