Esses três desenhos foram executados nas sessões de modelo vivo durante o ano de 2007 na época em que ainda dava aula no MuBE aproveitando a luz vertical vinda de uma clarabóia na sala de exposição. No primeiro, usei apenas carvão (lápis, fusain e miolo de pão) e os dois seguintes foram feitos com lápis sépia sobre papel branco.
Gostei desse desenho feito no ateliê da Frei Caneca. Apesar de não ter ficado muito parecido com a modelo, o desafio maior dessa pose foi resolver o problema específico de incidência frontal de luz e quebrar a imagem "chapada" da figura pelo uso do movimento dos contornos e das massas sutis. Lápis carvão e carvão sobre papel kraft.

Depois de tanto treinar o mapeamento das proporções, formas e movimentos pelo sistema linear durante anos, nesse exercício especificamente me dei ao luxo de voltar a trabalhar o sistema escultural de massas, usando o papel como base de valor médio com sobreposições em valor alto e baixo. Gostei do efeito final da luz se distribuindo sobre as formas que se diluem no fundo. Lápis carvão e conté branco sobre papel verde.
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Se não me engano essa foi a última sessão de modelo vivo de 2008. Senti-me muito satisfeito com o resultado depois de tantos desenhos "ruinzinhos", bem "sem-vergonhas" e "duros". Pude aplicar vários tipos de abordagem técnica que treinei durante vários anos separadamente. É uma daquelas experiências gratificantes que não tem preço e que lhe indica como vale a pena a "ralação" paciente e disciplinada.
Maurício, vc dá um grande status à arte de quem faz arte no Brasil. Obrigada por existir!
ResponderExcluirNossa, parece a bailarina do Degas,que está no MASP mas sem o "tutu",ótima visão,diferente, ou sou eu que vejo coisas?
ResponderExcluirParabéns pelos belos trabalho! Me inspiraram bastante!
ResponderExcluirObrigado.
ResponderExcluirAbs.