2016
Ateliê do Artista - Rua Frei Caneca 667 c.1 WhatsApp: 11 99267-1144/96629-3115
domingo, 30 de julho de 2017
sexta-feira, 14 de julho de 2017
Estudo de ordenamento de shapes e representação do fluxo de luz
Continuo fazendo estudos no carvão antes ou depois de estruturar no óleo colorido com o intuito de manter o ordenamento na colocação das massas, evitando assim aquelas duas atitudes dicotômicas mais corriqueiras: "jogar" as massas na tela ou no papel (para ver depois o que se vai fazer) ou imitar de forma descritiva os claros e escuros que se vê no modelo. Trata-se de um excelente exercício para manter a mente mais "afiada" para resolver questões relativas à borda, mapeamento dos shapes, escala tonal, luz, e subsequentemente poder focar com mais concentração as múltiplas dimensões do óleo, técnica tão exigente e complexa por sua quantidade imensa de variáveis.
Carvão e lápis branco sobre papel kraft, 2016
sexta-feira, 7 de julho de 2017
Estudo de estrutura das massas no óleo colorido
O conceito do exercício foi de desdobrar as bases a partir de uma paleta de cores frias, basicamente a família do roxo/lilás e verde azulado, num arranjo tonal restrito. A grande tendência, do ponto de vista negativo, é de elas se tornarem sujas ao tentar "temperá-las". A solução foi de trabalhar num nível de pastosidade maior, muito bom por exigir um grau de destreza maior.
2016.
sexta-feira, 23 de junho de 2017
Gestual em carvão com estrutura do desenho e anotação de luz
Uma boa forma de exercitar mentalmente o desenho é praticar uma base rápida no gestual mas sem se ocupar com o refinamento das massas para representar a luz. Em seu lugar, deixam-se "anotadas" as marcações de luz sinteticamente com hachuras de tom alto. O refinamento fica por conta da manipulação da leitura que configuram a fisionomia.
Estrutura do desenho com anotações dos espaços pelo uso de massas.
Estudo finalizado pela sobreposição de shapes menores, trabalho de borda, pequenos toques claros e escuros.
sexta-feira, 2 de junho de 2017
Estudo de estruturação das massas e sobreposição de shapes menores
Neste exercício, com pigmentos preto, branco e um terra (para esquentar a paleta), o escopo foi de avançar na direção da sobreposição de planos menores, tendo em mente a interação de camadas, a luz e o trabalho de borda.
Óleo sobre papel, 2016.
sexta-feira, 19 de maio de 2017
Um Retrato de Giacometti...
Tive a vontade de fazer o desenho do pintor e escultor após ler o livro "Um retrato de Giacometti", de James Lord. Conta a trajetória do que deveria ser inicialmente um simples esboço e se transforma numa verdadeira saga, uma busca impossível pela sensação visual que o pintor tinha da realidade. Enriquecedor e instigante por revelar a entrega do pintor à prática do ofício, sem concessões. Muito bom, pelo menos para mim, por servir de alternativa ao status quo artístico, mundo em que a arte deve servir narcisicamente em primeiro lugar ao artista...
Giacometti, carvão em papel vergê, 2016
sexta-feira, 12 de maio de 2017
segunda-feira, 24 de abril de 2017
sexta-feira, 14 de abril de 2017
Representação do corpo humano pelo sistema gestual
Uma das questões que mais me intrigava desde 2003 era a possibilidade de construir a figura humana sem recorrer ao sistema linear acadêmico, caracterizado por um viés racional de medição, tanto pelo uso de ângulo da linha como do cálculo da proporção. O sistema gestual, apesar da ausência da "precisão mecânica" (tipificação elaborada por Harold Speed), tornou-se um caminho mais instigante, justamente por seu caráter indeterminado e imprevisível em termos de resultado.
Carvão e lápis pastel branco, 2016
domingo, 19 de março de 2017
Assinar:
Postagens (Atom)