sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Estruturação do desenho pelo sistema gestual

O objetivo do vídeo é demonstrar a montagem da estrutura do desenho, demarcando a localização e proporção das partes, sem recorrer ao método linear, fundamentalmente racional em função de seu método de medição (tanto da proporção quanto do ângulo das linhas). O desafio é manter-se num processo estritamente intuitivo que mantenha uma lógica de pensamento coerente. A força do sistema pictórico de desenho fica por conta do registro sensorial de espaço organizado bidimensionalmente em oposição ao cálculo de espaço das formas tridimensionais delimitadas pelo contorno externo.

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Desenho gestual pictórico em carvão

O conceito do desenho gestual é registrar, via sensação, a pose, o gesto ou o movimento das figuras sem recorrer ao contorno externo da forma tridimensional. Representa um instrumento importante para capturar, extrair, a essência visual dos objetos e estrategicamente pode servir como abordagem de aproximação visual do problema a ser resolvido. Do ponto de vista estrutural, constitui uma maneira de representar a figura humana alternativa ao sistema linear acadêmico, caracterizado por seu viés racional de medição (pelo uso de ângulo da linha e cálculo da proporção). Ao longo dos anos, o gestual adquiriu uma dimensão crucial em minha prática por ser um caminho muito mais instigante e abstrato no campo da exploração visual, além de seu caráter indeterminado e imprevisível em termos de resultado.

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Estudo de fluxo de luz


Este estudo em preto, branco e cinzas, a partir do autorretrato de Bouguereau, teve por objetivo estudar a estrutura das grandes massas. Nasceu de uma discussão com os alunos sobre a falta tão frequente de critérios ao estudar os mestres. Redundou, e essa parte que achei mais interessante, num estudo sucinto que com pouco representa a luz, criando um esquema de anotações genéricas sem recorrer ao incremento de matéria e trabalho refinado de borda. Transposta para o óleo, essa constatação da correlação possível entre ordenamento e parcimônia abre ainda mais o campo de exploração no aprofundamento da pintura.

segunda-feira, 16 de abril de 2018

Estudo de estrutura, em carvão e óleo, 2016

A primeira versão à esquerda com estrutura do desenho e distribuição dos shapes, com anotação dos valores. A segunda versão, em óleo colorido, com desdobramento da paleta tendo como referência o estudo em carvão.

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Último suspiro (versão definitiva)

Estudo preliminar em carvão da composição

Estudo preliminar em pastel da escala tonal


Último Suspiro, 40x30, óleo, 2016

domingo, 11 de fevereiro de 2018

Estudo de perfil

Gestual em carvão sobre papel kraft, com anotação da luz usando hachuras, 2016.

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Estudo em carvão a partir da obra de Rodin, 2016

Já na fase do refinamento da leitura é possível, a partir do registro das etapas, visualizar as mudanças sutis na manipulação da leitura, executada por uma via mais sensorial.




segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Manipulação da borda no grafite

Desenho iniciado com gestual e refinamento por meio da manipulação da leitura (trabalho de borda), grafite, 2016

domingo, 7 de janeiro de 2018

Desenho gestual em carvão de chimpanzé

Este exercício em carvão sobre papel kraft tem por finalidade treinar o ordenamento rápido capturando por sensação a impressão total do gesto. Nesse método, não há medição de qualquer espécie, o que invariavelmente desemboca numa quantidade maior de erros de estrutura, como localização e proporção das partes. Ainda sim, os ajustes vão sendo feitos pela sobreposição de outras asserções que verificam a camada anterior. O segundo desenho contém as anotações de luz e pequenos toques que configuram a essência visual do animal, sem recorrer à representação dos pormenores como detalhamento do pelo.


Carvão sobre kraft, 2016, 30'.

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Gestual de figura e drapeado

Dando andamento ao estudo mais aprofundado do método, resolvi combinar o uso das massas às linhas, refinando a leitura sem recorrer aos detalhe.

Registro do todo capturando o gesto e anotações de espaço tanto com massa quanto com linha

Sobreposição subdividindo os espaços com shapes menores, ajustes na estrutura do desenho (sem descrever forma) e anotação inicial dos valores das massas.

Gestual em grafite, 2016.