tag:blogger.com,1999:blog-9072811045727739753.post734082946491857895..comments2023-09-03T09:59:04.662-03:00Comments on Arte Realista de Takiguthi: Cavalos árabesMauricio Takiguthihttp://www.blogger.com/profile/11326407885969553617noreply@blogger.comBlogger9125tag:blogger.com,1999:blog-9072811045727739753.post-65703568336771845972009-11-13T11:38:46.522-02:002009-11-13T11:38:46.522-02:00Oi Carla, uma das idéias possíveis para a busca do...Oi Carla, uma das idéias possíveis para a busca do pintor é registrar uma determinada sensação, emoção, idéias ou até mesmo verdades internas (nas palavras de Rilke). Se é isso que quer dizer com imortalizar, acredito sim ser possível. E os pré-requisitos são escolha, postura correta (disciplina e flexibilidade), conhecimento, domínio técnico (desenho e pintura), sensibilidade e muita prática.Mauricio Takiguthihttps://www.blogger.com/profile/11326407885969553617noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-9072811045727739753.post-87653365915677959872009-10-01T19:04:04.412-03:002009-10-01T19:04:04.412-03:00Mauricio, cheguei aqui navegando por acaso..
Estou...Mauricio, cheguei aqui navegando por acaso..<br />Estou impressionada. Já passei o link para os amigos ...<br />Quando vejo/ouço algo BELO sempre me emociono e assim fiquei com a sua pintura. <br />Tenho momentos que gostaria de imortalizar assim. É possível?<br />Parabéns! e obrigada pela BELEZA.<br /> CarlaZ*Unknownhttps://www.blogger.com/profile/17386992160699345171noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-9072811045727739753.post-13173958878412298602009-02-20T12:15:00.000-03:002009-02-20T12:15:00.000-03:00Sorte a minha, todo o dia olho para o primeiro cav...Sorte a minha, todo o dia olho para o primeiro cavalo, aqui na minha frente, em meu escritório.marina vicari lerariohttps://www.blogger.com/profile/01046642422212712265noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-9072811045727739753.post-77825790682770526152009-02-14T21:35:00.000-02:002009-02-14T21:35:00.000-02:001) a segunda pintura também tem a mesma caracterís...1) a segunda pintura também tem a mesma característica de paleta restrita e escala tonal reduzida.<BR/>2)Em todas elas há massa aberta, pois todas são pictóricas.<BR/>3) Thanks. Boa sorte nessa empreitada.Mauricio Takiguthihttps://www.blogger.com/profile/11326407885969553617noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-9072811045727739753.post-12600981963000605872009-02-11T14:49:00.000-02:002009-02-11T14:49:00.000-02:00Certíssimo. Demorei pra responder porque analisei,...Certíssimo. Demorei pra responder porque analisei, como vc sugeriu. Valeu por uma aula. Vou acrescentar algo mais e depois vc diz se é correto:<BR/>1) Na abordagem 1 e 3 vc usou cores complementares e a paleta tendo variações nesse intervalo, enquanto na 4 como vc disse usou paleta reduzida e escala tonal reduzida.<BR/>2) observei que na 2 e 4 vc usou massas mais abertas.<BR/>3) o último foi um desafio e tanto, mas vc conseguiu!<BR/> É importante esta contraposição para que realmente possamos ver e compreender.Agora fiquei com vontade de encarar o livro Spirit of the horse (que comprei de inveja, claro).<BR/>Obrigada, Mauricio.marcia agostinihttps://www.blogger.com/profile/06704259879932207275noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-9072811045727739753.post-81134157947607493012009-02-11T01:39:00.000-02:002009-02-11T01:39:00.000-02:00Marcia, não estou brincando, repito: do mestre est...Marcia, não estou brincando, repito: do mestre estou longe. Todas as pinturas são a óleo. Algumas delas são antigas, como a primeira e a terceira, da época em que pintava nas exposições de cães. Confesso que nessa fase a minha única preocupação foi trabalhar a topografia, a textura da pele, a luz e pintar por massa sem desenho (o maior desafio dentre todos). A segunda pintura é do ano passado. Tentei, diferentemente dos dois cavalos, fazer uma abordagem mais simples, sem recorrer ao impacto da luz e da cor, a partir de uma paleta restrita. Evitei também ir para os detalhes, ficando no máximo com os pequenos toques (accents e brilhos não muito altos). Um bom exercício é comparar essa pintura com a terceira. São abordagens antagônicas. O desafio foi gerar movimento a partir da sutileza e simplicidade da paleta e da escala tonal reduzidas. O último tem duas dificuldades: lidar com a repetição de valor e de cor, no positivo e negativo, e o esforço de manter interesse na leitura da forma nessa posição um tanto quanto inabitual. Certo?Mauricio Takiguthihttps://www.blogger.com/profile/11326407885969553617noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-9072811045727739753.post-20635747159508308402009-02-10T10:35:00.000-02:002009-02-10T10:35:00.000-02:00Mauricio, que belos trabalhos! São recentes? Qual ...Mauricio, que belos trabalhos! São recentes? Qual o material que usou? São todos em óleo? Estão realmente fantásticos: massas, planos de luz, sombra, a paleta que selecionou para cada um, sempre procurando restringir, chegar a uma unidade. Acertei? É por aí, mestre? Com certeza tem muito mais.marcia agostinihttps://www.blogger.com/profile/06704259879932207275noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-9072811045727739753.post-46831968348842389192009-01-29T21:00:00.000-02:002009-01-29T21:00:00.000-02:00Oi Alex, legal que sirva de inspiração, mas do mes...Oi Alex, legal que sirva de inspiração, mas do mestre estou bem longe. Sei que é uma pessoa que "rala" bastante e admiro o que faz na Melies, com toda a exigência que tem com a garotada.<BR/>Abs.Mauricio Takiguthihttps://www.blogger.com/profile/11326407885969553617noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-9072811045727739753.post-56473499565831006302009-01-29T12:56:00.000-02:002009-01-29T12:56:00.000-02:00pura inspiraçao..muito obrigado mestre por dividir...pura inspiraçao..muito obrigado mestre por dividir tudo isso conosco<BR/>do seu fan<BR/>Alex OliverAnonymousnoreply@blogger.com