quarta-feira, 25 de novembro de 2015

"Onde a porca torce o rabo", crônica de Affonso Romano de Sant'Anna




Às vezes, leitores escrevem a mim e a outros escritores, perguntando se podem enviar (ou já enviando) seus textos. Em geral, repetem algumas coisas, que retratam o desconforto dessa situação. Primeiro, que carecem de alguém mais experimentado, que lhes oriente e, em muitos casos, querem saber se devem ou não continuar a escrever.

Nem sempre são jovens, mas pessoas maduras em quem, de repente, a literatura (ou a liberdade de expressão?) aflorou. Faço o possível para responder. Às vezes sugiro a leitura de vários livros, muitos citados em “A sedução da palavra” (Ed. Letraviva),

que tem o propósito expresso de orientar iniciantes e repassar experiências literárias. O ideal é que houvesse uma ”clinica de textos", que acolhesse essa demanda profissionalmente, porque nenhum escritor tem disponibilidade para esse árduo e delicadíssimo trabalho. Seria um trabalho de consultoria como qualquer outro, com hora marcada, tabela de preço, para dar logo mais seriedade à atividade.

Alguns pedem logo uma orelha ou prefácio caso o livro seja do agrado. Isto também é complicado. O solicitante tem a ilusão que uma apresentação vai lhe abrir as portas. Não vai. Só vai se o livro for bom mesmo. Neste caso nem precisa de orelha ou prefácio para se impor. Claro, há autores que elogiam todo e qualquer livro, por generosidade ou por não querer magoar as pessoas.

Quando o autor pergunta se deve continuar ou não a escrever, digo que esta é uma questão que ele, e não outros, deve responder. Dá vontade de lembrar aquele conselho de Rilke ao jovem poeta, que escrever não for uma necessidade vital, então é mesmo melhor parar e ir cantar noutra freguesia.

Às vezes, os que pedem tal opinião estão num estágio pré-literário. Escrevem só de ouvido. Repetem lugares-comuns. Não sabem nem o que é lugar comum ou como lidar com ele. Não estão a par da história literária, dos movimentos que se sucederam, dos diferentes estilos e técnicas. Não são nem sequer leitores, bons leitores, aqueles que convivem e assimilam os grandes e pequenos autores. Pensam que escrevem, mas estão sendo escritos por uma linguagem que já existe. Desconhecem que o escritor é aquele que ocupa um lugar na linguagem. O texto está entre o prosaico de certas letras banais de música e simples (ainda que legítimas) anotações emocionais. Nesses casos não há muito ou nada que fazer. (O mesmo se da com quem resolve pintar, fazer teatro, música ou o que seja de artístico, movido por impulsos superficiais e descomprometidos.)

Mas o caso mais difícil é daqueles que tem realmente talento e já se expressam de uma maneira mais madura e pessoal. Não vamos encontrar em seus trabalhos falhas primárias. Já têm leitura. Conhecem alguns clássicos de ontem e de hoje. Não são incautos. Estão numa situação que é grave e delicada, estão na borda de alguma coisa que pode, ou não, acontecer. Ou seja, podem ou não virar socialmente artistas.

E é aqui que a porca torce o rabo.

Tirando de lado as pessoas que realmente não têm talento, há outras que são capazes de produzir uma pintura ou escultura correta, até com certa inventividade Pessoas que são

capazes de produzir um ou mais contos interessantes, mesmo um romance. Pessoas que podem produzir uma ou outra música que nos diz alguma coisa. E assim por diante, uma peça de teatro ou cinematograficamente, um curta ou longa. Pessoas, enfim, que podem produzir alguns bons poemas.

Até diria que uma coisa é estar artista e outra e ser artista. Pode uma pessoa numa determinada circunstância ou período de sua vida, eventualmente, estar em condições tais que suas emoções se precipitem em determinadas formas de expressão. É como se tivesse conectado com forças e energias que ultrapassam e a resgatam.

Mas uma coisa é a capacidade de fazer algo razoavelmente bem feito num determinado instante. Outra é comprometer-se com um projeto onde vida-e-obra se confundem. É como se tivéssemos achado umas pepitas de ouro na superfície de um terreno. Mas a riqueza está no fundo e exige paciência, técnica e aprofundamento. E é aqui que muitos embatucam, porque achavam que bastavam balançar a árvore dourada e os frutos cairiam aos seus pés de Midas.

Ao contrário, daqui para frente é que o desafio vai começar. Agora é que há que atravessar o deserto por quarenta anos e cultivá-lo “como um pomar “às avessas”. É como se alguém tivesse as ferramentas, alguns tijolos e pedras: resta uma construção por fazer. Cadê o projeto? E a construção é aquilo que se constrói enquanto se constrói. Sendo a obra de arte, segundo Joyce, uma obra-em-progresso, como diria o nosso Rosa, é travessia.

Por isto, as pessoas que têm alguns dos atributos necessários para se tornarem artistas, num determinado instante encontram-se naquela situação que a antropologia chama de situações limites. Há um ritual a cumprir para se passar de um estágio a outro. Ultrapassar essa linha divisória entre o amadorismo e o profissionalismo, entre o episódico e o sistemático, entre o aleatório e um projeto estético-existencial, eis o desafio. E nisto, de novo, há uma pesada solidão. Solidão difícil de ser compartilhada. Tenho dito a algumas dessas pessoas que surpreendi na soleira desse rito de iniciação: agora depende de você. De você e de uma série de fatores aleatórios. Pois assim como o criador tem de cavar no escuro de si mesmo a sua pretensa riqueza, entrar no sistema literário e artístico é entrar na selva escura. Talentos podem se perder, ou terem seu percurso mutilado, enquanto outros são espantosamente superestimados.

O artista autêntico, no entanto, tem a coragem e a audácia de abrir e povoar uma clareira ou receber esse raio na cara, não apenas eventualmente, mas a todo instante. Mas isto é altamente perigoso. Diante dessa situação, alguns entram em pânico e se demitem. Abrir-se à arte é dar um salto mortal no escuro, para que todos vejam.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Estudo de estrutura de desenho a partir da obra de Sir Thomas Lawrence

O lado bom e desafiante de pegar pinturas de mestres como Thomas Lawrence, como referências de estudo, consiste justamente no alto grau de sutileza de sua abordagem, com massas bem elusivas e informes que dificultam o mapeamento na hora da estruturação.


Estrutura do desenho a partir do gestual. O que fica claro nessa etapa específica do processo é que acabei sobrepondo os pequenos toques nos olhos (accents e brilhos) antes da hora, para depois fazer a marcações do claro escuro. Não me lembro ao certo o porquê, mas talvez tenha sido o grau de dificuldade acima descrito.

Estrutura do desenho com anotação de luz por meio de hachuras. 

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Retrato de Fabrício 3

Um dos maiores privilégios para quem se preocupa com o processo de construção do desenho/pintura é poder ter acesso aos seus mistérios.

Com esse estudo, ainda em fase inicial, quis retratar o comportamento das grandes massas na figura na contraluz. Resolvi registrar esse estágio da estrutura por sua qualidade abstrata, sintética, mas que consegue dar indício de luz, matéria e ilusão tridimensional de profundidade. Acredito que isso reforça ainda mais a convicção sobre a importância do pensamento estrutural.

Com poucas asserções sobrepostas, a figura começa a ganhar maior peso visual, já com a ilusão de matéria (solidez)

Acabamento com as asserções definitivas que dão leitura

No detalhe. a demonstração da importância das grandes massas e a sobreposição de hachuras com o intuito de ajustar valor, dar textura com o mínimo necessário.

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