segunda-feira, 27 de abril de 2015

Retrato de Walter

Trabalho quase finalizado. Ao fundo, um estudo em carvão que, em geral, serve de referência de como conduzir as linhas gerais do trabalho.

Obra finalizada. Em termos de composição, a ideia é simples: fundo escuro agrupado com o valor do cabelo e a luz da figura criando uma leitura em diagonal descendente. Para gerar maior movimento de leitura na barba, criei uma grande área de empaste como espécie de underpainting. Já na região do rosto, equivalente ao plano de luz, procurei reduzir as variações tonais e trabalha-las num arranjo tonal estreito, para manter a unidade. Outra dificuldade desse tipo de ordenamento tonal se dá em função da paleta restrita de cor circunscrita à escala tonal sem grandes contrastes.


segunda-feira, 20 de abril de 2015

Estudo de cavalo

O conceito foi explorar o máximo das características do papel marrakech: a cor cinza esverdeada, o tom médio do papel e a textura, dentro do rigor do mínimo necessário. As massas abrangentes geram simultaneamente textura e unidade à sobreposição de tons mais claros e escuros. As hachuras dão a leitura dos planos menores, de modo mais "encaixado" e preciso. A escolha da cor quente no negativo (fundo) serviu para dar o contraponto à cor fria do positivo (figura).
 
"Cavalo", carvão e lápis conté branco sobre papel marrakech texturizado, 2015
 

De tempos em tempos, gosto de fazer desenhos pequenos por achar que possuem um certo charme e uma força visual diferente, além, é claro, de poder treinar a qualidade da síntese sucinta:  resolver com pouco (material) em pouco tempo.

Seguir por Email