sábado, 18 de janeiro de 2014

Etapas do estudo para "Ensimesmado V" definitivo

Resolvi refazer o estudo para Ensimesmado V, por acreditar que a primeira versão (http://mauriciotakiguthi.blogspot.com.br/2011/11/estudo-para-ensimesmado-v.html) tenha funcionado bem como estudo, mas sem a mesma força como obra.
 
 





terça-feira, 7 de janeiro de 2014

"Leão": etapas do processo

 Primeira foto - 1'36": Enquadramento da figura no papel e colocação do todo das grandes massas
 
Segunda foto - 8' 36": Continuação com as grandes massas e alternância com a estrutura do desenho 
 
Terceira foto - 19': sobreposição das massas menores com preocupação de manter a coerência no todo de valor
 
 Quarta foto - 34'33": textura pelo trabalho de borda e hachuras com atenção voltada para a luz
 
Revisão final (sem marcação de tempo): peguei outro dia para fazer verificação da estrutura do desenho e percebi que os olhos estavam com a direção do eixo errada. Posteriormente, retrabalhei a manipulação da luz, da borda e da leitura.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Estudo de estrutura das massas a partir da obra de Carolus Duran

Pesquisando na internet sobre os pintores pictóricos, cheguei a um retrato executado por Carolus Duran, mestre responsável pela formação inovadora de vários pintores na segunda metade do século XIX, entre eles John Singer Sargent. Influenciado inicialmente por Courbet e Manet, sofreu mais tarde forte impacto de pintores barrocos como Van Dyck e Velásquez.
O que me chamou atenção na obra "Portrait of Hanoteau" foi a soltura com que trabalhou a sobreposição das grandes massas, de uma forma radicalmente diferente do sistema indireto acadêmico.
Neste caso específico, resolvi parar um pouco além da estrutura mas sem avançar no acabamento, pois o intuito foi compreender a interação de camadas em termos de pastosidade, família de cor e temperatura, sob a lógica de construção "molhado sobre molhado" ("wet into wet").
 
Estudo feito a partir do "Retrato de Hanoteau", OST, 2013

Seguir por Email