quinta-feira, 27 de junho de 2013

Sessão de Modelo vivo de Junho 2013

 






 
Parada técnica e dicas de abordagem
 
 
 
 
 

























 Desenho gestual executado em 5'
 
 Gestual de poses rápidas
 
 Gestual de poses rápidas
 


 Exercício de decomposição do braço
 


quarta-feira, 12 de junho de 2013

Dialogando com os mestres...

Uma das melhores formas que conheço para estudar quando tenho uma dúvida ou curiosidade é “consultar-me” com um mestre, através da análise técnica e conceitual de suas pinturas. Nenhum pouco para, a partir daí, extrair uma solução milagrosa, pronta, mecânica e previsível, muito mais para ter acesso, hipoteticamente, ao que compreenderam, viram e pensaram.
A minha indagação de hoje foi dirigida para a tentativa de responder uma pergunta que em geral faço para os alunos na sessão de retrato: como “fazer” um olho sem “fazer” um olho? Brincadeira à parte, a questão colocada é como representar um olho sem se ater ao seu significado. Abstraindo é a resposta. Mas na prática, nada melhor do que “sentir” essa resposta contemplando a execução de um mestre. E o escolhido para dialogar foi Sir Thomas Lawrence, de quem sou muito fã.


Suas asserções são abstratas, precisas e sensíveis. Suas pinceladas são ora delicadas e elusivas, ora firmes e contrastantes de acordo com o momento da necessidade ou mesmo ímpeto. Toma decisões sem pestanejar. Cruza camadas mudando a direção das variáveis técnicas com tamanho desprendimento e domínio que me deixa estarrecido. Gosto de tempos em tempos “visita-los” para trocar uma ideia, principalmente quando me sinto esgotado, limitado ou até tenho a impressão, equivocada, de que o mundo da pintura ficou um pouco mais fácil. Sempre me advertem para o fato de que não estou enxergando direito, de que o "buraco é mais embaixo", mas me fazem o favor de abrir mais uma porta para um campo que eu possa explorar.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Treino de alternância de estruturas da massa e do desenho

Um bom exercício quando não se tem modelos para posarem ao vivo é estabelecer treinos visando o ordenamento estrutural. Neste exemplo, tomei como referência uma estátua de luz lateral.
 
No primeiro desenho à esquerda um gestual rápido para obter o todo mais rápido, através do uso de linhas. No do meio, indicação das grandes massas para dar noção de espaço. No da esquerda, alternância para as linhas para conectar os espaços.


Sobreposição de massas menores prestando atenção ao fluxo de luz e articulando com a abstração dos shapes.

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