quarta-feira, 29 de maio de 2013

Estudos preliminares para a obra "Errantes" da exposição Keep Walking Dead

Estudo de enquadramento e do fundo para o quadro



Estudo de luz para um dos personagens da obra "Errante". Neste estágio, resolvi parar por conter as principais anotações de luz.
 

O desenho interrompido no estágio anterior estava  encostado na parede e prestou-se bem à função de orientar a manipulação da luz da mesma figura no óleo. Contudo, a partir de uma discussão do Grupo de Estudos acerca da concepção de Rodin, resolvi ir um pouco além. Comecei a refletir sobre a qualidade do artista de ser um observador da realidade em busca da verdade. Segundo o mestre, a interpretação não estaria a serviço do embelezamento do modelo, mas da tentativa de extrair os estados de espírito, as "verdades interiores que jazem sob suas aparências."   Tendo isso em mente, manipulei as formas por sensação, negando a deformação gratuita. Ser o mais seletivo, direto e simples possível na colocação das asserções mais significativas foi a matriz da ação.
Antes
 
Depois

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Gestuais de Jacarés e Crocodilos

Optei por um título genérico para o post, pois não sabia a diferença entre os dois mesmo depois de ter discutido com alguns alunos a partir de uma breve pesquisa na internet. A fascinação pelo réptil surgiu depois de assistir a um programa no Discovery Channel. Achei intrigante este lado rústico, brutal combinado à complexidade visual do animal. Resolvi salvar várias imagens e fazer alguns gestuais, pois fazia um bom tempo que não treinava.



Gestuais em grafite sobre papel

































segunda-feira, 13 de maio de 2013

A menor miniatura..

Esta foi o menor desenho em carvão que fiz, que eu me lembre, e o mais complicado. Tanto o lápis carvão quanto o esfuminho não encaixam tão bem e o papel cria uma dificuldade extra de ser mais porosa. Mas vale o desafio!
 

Carvão e lápis carvão sobre Illustration Board

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Desenho de membro superior em miniatura 2

Esta abordagem pode ser bem interessante para estudar anatomia por partes, principalmente para criar memória visual.
 

Carvão e lápis carvão sobre papel, 23x10cm

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Desenho de membro superior em miniatura

Como gostei da brincadeira, decidi mudar para outros temas, o que com certeza me ajudará a ter uma visão da essência visual das coisas de forma mais rápida, precisa e ágil. A base foi colocada rapidamente por meio do gestual com carvão e posteriormente as massas ajudaram a organizar os espaços. As hachuras "fecharam" o desenho como arremate tonal.
 
9 x 22 cm. Carvão sobre papel.

domingo, 5 de maio de 2013

Diferença entre o acadêmico linear e o realismo pictórico

 Desenho criado pelo sistema de Charles Bargue
 
 

Desenho pelo sistema pictórico desenvolvido no ateliê realista

Seguir por Email