segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Grupo Realista de Estudos - "Caravaggio": Seminário, Análise Técnica e Demonstração ao vivo

Antecipando a visita que faremos à exposição de Caravaggio no Masp, abordamos como tema do grupo de estudos sua vida, principais obras e características de sua construção técnica.


 Apresentação sobre biografia de Caravaggio a partir do livro de Roberto Longhi



 Hora do lanchinho...












 Preparativos para a demonstração ao vivo


 Análise de casos com Daniel Adami, Fernando Issamo, Hideo e Danilo Cardoso

 Explicação e análise sobre a diferença entre underpainting linear acadêmico e pictórico de Caravaggio


 Explicação sobre o sistema de overpainting (veladura)


 Discussão sobre o sistema de underpainting utilizado por Caravaggio





 Discussão sobre o sistema de underpainting utilizado por Caravaggio


Estruturação por meio da grisalha










 Demonstração sobre overpainting: glaze e veladura






Pausas para perguntas teóricas e técnicas

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Luz x detalhe

Peguei um dia no ateliê para fazer um estudo de drapeado. Ao colocar os planos do rosto que avançam na direção da luz, resolvi representar os planos salientes e eliminar os planos menores que se encontravam na penumbra. O efeito foi imediato: a sensação de luz "brotou" como um passe de mágica e aqueles planos tornaram-se desnecessários. Experimentei, por curiosidade, ver o que acontecia ao representar os miniplanos da área de sombra, mas conforme fui inserindo as descrições da forma, a sensação de luz foi desaparecendo.
A explicação para tal fato consiste em dois princípios: pelo conceito de Leffel sobre foco seletivo, a leitura do específico é incompatível com a sensação de luz, além da sombra não servir para descrever nada, como forma ou cor.
Por esta mesma razão, este exercício tornou-se um exemplo paradigmático da lógica pictórica que associa o essencial à representação da luz em detrimento da mera imitação descritiva e literal do modelo.


Modelo: molde de gesso a partir do busto executado pelo escultor Renato Blaschi


Detalhe

Seguir por Email